Inmet divulga alerta de “grande perigo” para Lavras e mais 317 cidades devido a nova onda de calor
O calor extremo vai até quarta-feira, dia 15, até lá, todos devem tomar cuidado. A hidratação é fundamental
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou ontem, sexta-feira, dia 10, um aviso de risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média por período maior que cinco dias.
A nova onda de calor prevista para tomar conta do Brasil nos próximos dias começa a chegar a Minas Gerais e o alerta vermelho para a onda de calor é para 318 municípios mineiros. O aviso sinalizado como de “grande perigo”, afirma que, até a próxima quarta-feira, dia 15, a temperatura no estado vai estar cinco graus acima da média.
As regiões mineiras atingidas são o Sul de Minas, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Central, Oeste de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Norte de Minas, Jequitinhonha e Noroeste de Minas. Além do alerta de onda de calor, essas cidades também devem apresentar baixa umidade, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Os alertas confirmam a previsão de uma terceira onda de calor extremo que deve atingir o país, trazendo temperaturas elevadas e ultrapassando as marcas do 40ºC em Minas Gerais. A previsão é de que o calor, desta vez, seja ainda mais intenso e duradouro, com potencial para bater os recordes vistos em setembro, quando foram registrados cinco dias consecutivos de temperaturas extremas.
São 318 municípios com grande risco de perigo, entre as cidades listadas estão: Lavras e as sete cidades de seu entono: Ribeirão Vermelho, Perdões, Itumirim, Ingaí, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno e Ijaci.
Também constam da lista cidades da região como Cana Verde, Campo Belo, Aguanil, Candeias, Santo Antônio do Amparo, Bom Sucesso, Nazareno, São João del-Rei, Itutinga, Luminárias, Três Corações, Santana da Vargem, Boa Esperança e outras.
A recomendação é de que as pessoas não exercitem, se hidratem, vistam roupas leves e claras, cuidados especiais com idosos e crianças. O mesmo cuidado também deve ser tomado em relação aos animais.
(Fonte: Jornal de Lavras)